A Massagem como Aliada no Tratamento Oncológico

Massagem Oncológica

Primeiramente, convém salientar que a massagem não irá promover a cura dos casos de câncer, infelizmente. Assim, o conteúdo deste artigo, certamente, não se trata desta abordagem, mas como melhorar a condição do paciente acometido pela doença e aliviar os seus sintomas.

A massagem oncológica é a terapia que visa, primordialmente, pacientes com câncer na melhor administração de suas emoções e de seu estado de espírito durante os tratamentos médicos.

Diversos estudos e experimentos demonstram que a massagem direcionada, durante o tratamento oncológico, ajuda a aumentar a qualidade de vida das pessoas, uma vez que os benefícios da terapia são numerosos, tais como:

  • Aumento do relaxamento;
  • Melhora no sono;
  • Alívio da ansiedade e do estresse;
  • Redução das dores e desconfortos;
  • Melhoria no sistema imunológico;
  • Redução do cansaço e da indisposição;
  • E alívio dos enjoos e náuseas.

Além desses benefícios, geralmente, os terapeutas massagistas que realizam esses trabalhos, juntamente com o tratamento oncológico, são especializados e receberam treinamentos específicos e direcionados, tornando os procedimentos mais individualizados e customizados, de acordo com as necessidades do paciente.

Antes do planejamento do tratamento com massagens é avaliado o estado de saúde geral do paciente, o tipo de câncer a ser enfrentado, os procedimentos clínicos a serem seguidos e, principalmente, os sintomas relacionados.

O massagista deve estar completamente apto a entender e compreender a situação do paciente, a saber identificar suas necessidades, além de possuir uma boa capacidade comunicativa para extrair informações imprescindíveis do paciente para o tratamento com massagem.

Também deve-se ter em mente as contraindicações da massagem para alguns casos oncológicos. Há alguns riscos envolvidos na aplicação de massagens para alguns pacientes, sendo assim, algumas precauções e cuidados devem ser tomados.

O ideal é que exames e uma boa avaliação médica sejam implementados para que os riscos sejam reduzidos ou descartados, a fim de que o paciente tenha todos os resultados desejáveis, provenientes de um adequado tratamento de massagem, descrito no blog de massagem.

De forma geral, a massagem oncológica é muito diferente das outras modalidades de terapias alternativas. Primeiramente, porque seus movimentos são mais lentos, extensos e demorados – trabalhando os pontos de gatilho do sistema nervoso central, promovendo um relaxamento muito intenso.

É muito comum que pacientes, acometidos pelo câncer, com o passar do tempo, não mais consigam relaxar e descansar adequadamente, sempre preocupados, ansiosos e tensos, pensando nos tratamentos e nas internações médicas, além do seu estado de saúde.

Neste contexto, é que a massagem oncológica torna-se fundamental relaxando o sistema nervoso central, tornando a pessoa muito menos ansiosa, encontrando tempo e e ânimo para se acalmar e trazer a paz e descanso que o seu corpo precisa para enfrentar o câncer.

É muito comum que, durante uma sessão de quimioterapia, o tratamento dure mais de quatro horas consecutivas. O estado de estresse e ansiedade é muito alto nesse momento. Geralmente as pessoas que enfrentam essas lutas estão sentindo fortes dores, enjoos, e um mal estar muito grande.

Portanto, nada mais humano do que tentar trazer mais conforto para esses pacientes. Deixá-los relaxados para que eles possam sentir novamente a paz e a calma, geradas pelos toques bem administrados em suas mãos e em seus pés, tornando esses tensos momentos mais suportáveis.

A massagem terapêutica oncológica é extremamente benéfica para a mente, o corpo e o espírito durante o tratamento de câncer. Tratando-se de uma modalidade de massagem extremamente humana e não invasiva, provendo novamente a sensação de paz, bem-estar e otimismo para o paciente.

Curtiu este artigo? Compartilhe!
Pin Share

Artigos Relacionados

3 Thoughts to “A Massagem como Aliada no Tratamento Oncológico”

  1. Danilo Takashi

    Sou uma prova viva de que a massagem faz muito bem durante os tratamentos para o câncer, principalmente na quimioterapia. Meus enjoos e indisposições melhoraram muito com as sessões regulares de massagem, o tempo passa muito mais depressa, o tratamento oncológico torna-se muito mais suportável e nos sentimos mais relaxados.
    Gostei muito de ver um site abordando esse assunto e trazendo estudos e pesquisas realizadas nesta área. Parabéns aos idealizadores do Blog Rio FGC Massagem!!
    Estarei sempre por aqui a partir de agora para me manter informado.
    Abraços a todos!!

  2. Henrique

    Sou formado em SHIATSUTERAPIA, procuro especialização em massagem oncológica, resido em florianopolis SC. Se puderem me indicar agradeço,

    1. Olá sou Massoterapeuta Oncológica formada pela professora Rosana Ades de São Paulo… Ela é formada a décadas nos Estados Unidos. Procure nas Redes Sociais pelo nome Rosana Ades que irá encontrá-la facilmente.

Leave a Comment