Imagine aquele dia extenuante, quando você passou o dia inteiro em pé, trabalhando ou apenas se divertindo, conhecendo muitos lugares, fazendo uma trilha e caminhando muito.
Nossos pés trabalham demais e nos sustentam durante a maior parte do dia, geralmente. Então por que não agradá-los algumas vezes com uma deliciosa massagem relaxante?
Além disso, é extremamente revigorante receber massagens nos pés. Particularmente quando nossos pés estão exaustos e cansados. Eles nos suportam a vida toda e merecem uma atenção especial para mantê-los mais flexíveis e fortes, e nada melhor do que incorporar, em nossas rotinas semanais, massagens regulares nos pés.
Os benefícios da massagem para os pés
A prática da massagem para os pés é uma terapia milenar, executada por muitas culturas ao longo do tempo, para promover o relaxamento e o incremento do bem-estar a da saúde geral.
Nos dias de hoje, a massagem nos pés, principalmente por causa da reflexologia podal, é vastamente aplicada em diversos países como uma medida alternativa e complementar à medicina tradicional.
E, apesar de todos os benefícios já comprovados, ainda muitas pessoas não se deram conta dos resultados fantásticos que a terapia pode trazer quando incorporada a suas rotinas com maior frequência.
Através da teoria dos meridianos, já sabemos que os nervos sensoriais de outros órgãos de nossos corpos possuem terminações nervosas na planta dos pés.
Assim, através de uma massagem bem executada, realizada por um massagista profissional competente e qualificado, podemos alcançar esses órgãos afetados e tratá-los com pressões aplicadas nos pontos dos meridianos correspondentes.
A pressão exercida libera os canais de energia e estimula a estrutura nervosa, enviando energia para as regiões enfraquecidas e comprometidas, permitindo a facilitação da cura e melhora da saúde física e mental.
A massagem nos pés também estimula a circulação sanguínea da região, reduz a rigidez e as tensões, além de eliminar as dores.
Durante os procedimentos, com os toques realizados, é possível observarmos a presença de inchaços, calos e protuberâncias que podem indicar outro tipo de problema, que precisa ser analisado com mais detalhe e cuidado.
A terapia é indicada para pacientes recém operados, que passaram por algum trauma pós cirúrgico, já que provoca a liberação dos bons hormônios, mantendo a pessoa mais calma e relaxada, além de permitir um estado de tranquilidade mais prolongado, extremamente benéfico nestas situações.
Aliás, a massagem para os pés não é somente uma técnica eficiente para pacientes recém operados, em pós operatórios, também é muito recomendada para condições de estresse severas, ajudando reduzir a ansiedade, tornando a vida mais serena e tranquila.
Se você tem dores frequentes nos calcanhares, a massagem nos pés é indicada para o seu caso também! Diversos experimentos e testes revelaram que massagens nas plantas do solo dos pés (fáscia plantar) provocam um alívio imediato da dores.
A massagem nos pés também reduz as náuseas e os enjoos. Muitos hospitais e centros médicos utilizam essa técnica para melhorar os sintomas de pacientes hospitalizados com câncer, ou outras doenças, que que causam esses sintomas e desconfortos.
E aqueles que têm pressão alta podem se beneficiar de massagens nos pés em sessões de dez a vinte minutos, três vezes por semana, reduzindo a pressão arterial, além de mitigar ou mesmo eliminar a ansiedade e o estresse.
Experimente também uma massagem nos pés antes de dormir. Você irá ter um sono muito mais reparador e profundo, uma vez que seus nervos estarão mais relaxados e menos tensos, facilitando o repouso e a recuperação.
A imunidade e o sistema imunológico de pessoas que recebem massagens nos pés também são fortalecidos, principalmente contra doenças e males relacionados ao estresse. Sem mencionar que a massagem atua diretamente na homeostase corpórea, equilibrando as funções orgânicas.
Quem sofre com dores de cabeças crônicas e enxaquecas podem ter significativas melhoras com a reflexologia podal, reduzindo os desconfortos e as crises recorrentes, aumentando a qualidade de vidas destes pacientes.
É bom para o sexo! Sim, é excelente. Experimente preparar o ambiente com velas aromáticas, uma iluminação intimista e faça uma ótima massagem nos pés de seu(a) companheiro(a) com óleos e loções adequadas.
Os pés são uma poderosa zona erógena e manipulá-los irá, certamente, provocar uma série de sensações agradáveis e prazerosas, desencadeando em uma inesquecível noite romântica.
Adorei o texto acima, mas só faltou dizer que a massagem também ajuda muito no estreitamento das relações. Os toques, o carinho e a preocupação com o próximo pode ser feita através de inúmeras maneiras, como por meio do toque. E a massagem tem um papel muito importante neste ponto, pois é uma forma de comunicação entre as pessoas, tornando-as muito mais próximos.
Exatamente, Tânia! A massagem é muito mais do que imaginamos. É um carinho, é uma troca de energia, é a cura. Obrigado pelas sua observação. Bem vinda ao nosso blog.
Massagem nos pés alivia qualquer momento de estresse e acalma por inteiro as pessoas. Já tentei de tudo para me acalmar com remédios e calmantes, mas nada foi tão relaxante e animador como uma massagem. E o melhor, não tive reações e feitos colaterais. Me senti mais relaxada à noite, antes de dormir e também mais bem disposta de dia, quando preciso de mais energia.