A candle massage, ou massagem com velas quentes, é uma técnica comum em spas de relaxamento, que vem ganhando novos adeptos e trazendo um novo conceito para quem busca benefícios de longo prazo.
Justamente por isso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto, para dar os primeiros passos nessa direção, perder o medo e sair dos grandes polos já conhecidos do mercado. Confira!
O que é a candle massage?
A princípio, a massagem com velas quentes, como o nome já diz, utiliza produtos especiais, produzidas a partir de manteigas ou ceras vegetais com óleos essenciais.
Portanto, não são como as velas comuns, que podem causar acidentes na pele.
Essas ceras cosméticas são acessas para que aquecem e a parafina comece a derreter, quando uma quantidade fica em estado líquido, a cera é derramada na área corporal onde a massagem será feita.
Cabe destacar que essas velas não possuem aditivos químicos, ou seja, não farão nenhum mal ao tecido.
Muitas vezes, a candle massage é comparada a técnica que usam óleos essenciais. Já que o atrito das mãos com a pele somado a cera/óleo é diferente de outras técnicas e oferece maior deslizamento.
Além disso, a composição das velas proporcional uma hidratação profunda nos tecidos, para que você se sinta a pele leve e macia mesmo depois de horas da massagem.
Benefícios
Conforme apontam as massagistas que aderem a técnica, a massagem com velas quentes tem como foco proporcional um relaxamento profundo, reduzindo o estresse.
Devido a temperatura da cere, em torno de 36º, a sensação é extremamente confortável, não causando nenhum tipo de dor ou dano ao tecido.
Com isso, a temperatura deixa a musculatura mais relaxada ao mesmo tempo que os óleos da composição tem ação terapêutica.
Sendo assim, você sentirá alívio geral, sensação de bem-estar e felicidade, alívio da tensão muscular, dores e desconfortos, bem como maior estabilidade emocional.
Além disso, a candle massage proporciona outros benefícios, como:
- Elimina a fadiga;
- Melhora a flexibilidade;
- Auxilia na eliminação da retenção de líquidos;
- Reduzo o inchaço corporal;
- Combate a constipação;
- Impulsiona a digestão dos alimentos;
- Deixa a pele mais saudável;
- Reduz o cansaço e sintomas adversos;
- Ideal para crises de ansiedade e enxaqueca;
- Melhora a qualidade do sono, etc.
A massagem com velas quentes pode ser feita em diversas regiões do corpo, como costas, pernas, braços, mãos, pés, abdômen e outras.
Como funciona?
Para finalizar este tópico, existem diferentes tipos de velas que podem ser usadas nessas massagens.
Assim, cada uma é escolhida de acordo com o seu objetivo principal.
Dessa forma, as massagistas em São Paulo consideram as suas necessidades e a composição, para escolher velas:
- Relaxantes;
- Estimulantes;
- Sensuais;
- Descongestionantes.
Na maioria dos casos, as velas possuem uma base igual, com alteração dos óleos essenciais, que causam os benefícios escolhidos.
Como o de eucalipto e lavanda, que atuam no bem-estar, de limão capim ideal para fases mais frias e ação descongestionante, etc.
Vale destacar que essa é uma das terapias alternativas que podem ajudar na melhora da rotina e impulsionar outros tratamentos.
Entretanto, aqui os movimentos das massagens relaxantes serão mais leves, com suavidade.
Geralmente, as manobras focam no deslizamento das mãos, amassamento, compressões e em movimentos circulares para as regiões de tensão.
Mas também podem ser usados equipamentos de suporte, como os pinçamentos rolantes.
Para quem é indicada a massagem com velas quentes?
A clandle massage é uma técnica amplamente indicada para aqueles que buscam mais relaxamento e bem-estar.
Justamente por isso, é indicada para o público em geral, inclusive por aqueles que estão passando por outros tipos de tratamentos médicos.
Inclusive, pode ser feita em gestantes, sempre suporte médico.
Devido a presença dos óleos e ação hidratante, é altamente recomendada para quem tem pele seca, varizes, celulite, ressecamento de pele ou flacidez, tendo ação preventiva.
Por outro lado, não é indicada para quem esteja com lesões no tecido, quadros de infecções bacterianas, inflamações articulares e tromboflebites.
Nesses casos, converse com o seu médico para saber quais das terapias alternativas terá o melhor efeito na sua saúde física e mental.
Curiosidades
A massagem com velas quentes pode queimar?
Não. A temperatura máxima que a cera dessas velas alcança é de 39º.
Portanto, mesmo no maior número, a sensação ainda será prazerosa, sem nenhum risco de lesão ou queimadura.
Em pessoas extremamente sensíveis, a vela pode causar uma sensação maior de quentura, mas que ainda é suportável.
Existem variações de tratamento?
Sim. A candle massage possui diversos tipos de tratamentos, como a de hidratação corporal para o inverno, geralmente acompanhada de manta térmica, e a pós-praia que usa água termal ou soro fisiológico ao final.
Além disso, os tratamentos podem ou não incluir esfoliações, para áreas como os joelhos e pés, ou mesmo uso de luvas térmicas para as mãos.
Tem ação de aromaterapia?
A aromaterapia é uma das terapias alternativas que ganharam espaço nos spas nos últimos anos.
Dessa forma, as velas podem ter ação aromaterapêutica devido a presença de óleos na composição que, quando aquecidas, liberam os cheiros.
Em resumo, isso contribui com os resultados finais da massagem, aliando cheiros, sensações e ação corporal.
Como é a candle massage?
A massagem com velas quentes é mais leve, com movimentos mais delicados e suaves.
Com isso, os receptores da pele captam os movimentos e relaxam, trazendo maior recuperação física e emocional, aliviando a tensão e proporcionando a sensação de conforto.
Vale destacar que as velas são especialmente produzidas para a técnica, tendo uma base de manteiga e óleos vegetais com os óleos essenciais. Ou seja, o aquecimento é mais controlado e não apresenta qualquer tipo de perigo.
As velas quentes podem causar alergias?
É incomum que as velas causem reações alérgicas, já que são mais naturais e sem produtos químicos.
Entretanto, existem pessoas que podem apresentar maior sensibilidade a composição.
Por isso, o ideal é fazer um pequeno teste, em uma área do corpo, antes de aplicar a cera em regiões maiores.
Se você ainda ficou na dúvida ou quer saber mais, entre em contato e confira a nossa lista de massagistas do Ellas para começar a tornar a sua vida mais equilibrada e funcional.