Você já fez as contas de quantas horas por dia você fica sentado em frente ao computador, ou quantas horas por dia fica em pé, trabalhando incessantemente sem intervalos e sem parar. Às vezes ficamos horas com o pescoço curvado falando ao telefone no trabalho, e isso todos os dias!
Mas a má notícia é que nossas articulações e músculos não reagem muito bem a longo prazo executando essas ações. Mas como deixá-las de fazer, se precisamos trabalhar, estudar e seguir em frente com nossas rotinas diárias, com nossas atividades para nossa sobrevivência?
A boa notícia é que para isso existem inúmeras terapias, massagens, exercícios físicos e tratamentos eficazes que reduzem o desgaste de nossas articulações e problemas musculares.
Se não bastasse todas as dores, cansaços e reações desagradáveis trazidas por essas ações cotidianas, ainda temos que enfrentar elevados níveis de estresse, ansiedade no trabalho e na escola. Principalmente, nesta época da pandemia, que nos traz tanta aflição e preocupação.
Se você já está começando a sentir os efeitos do estresse, da ansiedade e depressão, procure ajuda imediatamente. Converse com seu médico de referência e de confiança para que ele lhe oriente a seguir um tratamento farmacológico, aliado a um estilo de vida mais saudável.
Pergunte ao seu médico, através de um massagista experiente, se massagens com regularidade, além de exercícios físicos também podem fazer parte do tratamento, complementando com os procedimentos farmacológicos.
Já para quem sente muitas dores, uma massagem específica, pode ser a resolução do problema. A massagem promove relaxamento, alivia as dores e diminui consideravelmente o estresse. Uma massagem bem executada no pescoço, ombros, costas, pernas, mãos e pés, podem lhe trazer benefícios, inclusive, a curto prazo.
Mas é necessária a manutenção da prática das sessões de massagens, além de se exercitar para promover o fortalecimento dos músculos e articulações, juntamente com o relaxamento e o alívio das dores indesejadas.
Você mesmo pode fazer diversas massagens no seu corpo (automassagem), não havendo um profissional massagista por perto, para aplicar técnicas mais aprofundadas. Por exemplo:
Com os polegares, faça movimentos repetidos e circulares ao longo de toda a sua cabeça. Aproxime-se dos ouvidos e continue com o procedimento orientado até a testa. Mantenha por alguns instantes esses movimentos circulares e suaves ao lado dos olhos, na sua cabeça. Tal procedimento alivia o estresse e combate dores de cabeça.
Massageie também o seu pescoço, relaxando os seus ombros, e pressione devagar a parte posterior avançando até a lateral do pescoço. Você também poderá, com ajuda de óleos e cremes, fazer movimentos de fricção, deslizando as pontas de seus dedos por toda a circunferência do pescoço, sem pressionar demais e sem avançar para a parte anterior, que poderá fazê-lo(a) engasgar.
Faça massagens na suas mãos. Também com movimentos circulares, comece pela parte inferior dos polegares. Pressione gentilmente esta área e mantenha apertado por alguns segundos e depois alterne com movimentos deslizantes, também com ajuda de lubrificantes próprios para massagem. A parte posterior das mãos também pode ser acariciadas levemente até as pontas dos dedos, apertando no final do movimento.
Não se esqueça de seu antebraço. Para quem passa o dia digitando esta parte do corpo não deve ser esquecida. Da mesma forma, faça todo o procedimento vagarosamente e gentilmente, esfregando as pontas de seus polegares por toda a extensão posterior do antebraço. Movimentos circulares e deslizantes também ajudam a relaxar a região.
Finalizando com as pernas e os pés, faça movimentos de baixo para cima nas suas pernas com toda a extensão das duas mãos. Isso ajudará a eliminar as toxinas acumuladas e ativar a circulação. Muito apropriado para que fica muito tempo sentado. Mas faça tudo com calma, de forma gentil, sem agredir o seu corpo.
Nas pernas você também poderá utilizar uma bolinha de tênis, por exemplo, e indo rolando-a por toda a extensão da coxa e panturrilhas. Pressione a panturrilha e depois solte, simulando o batimento cardíaco. Nossas panturrilhas são nossos “segundos” corações e ajudam a bombear o sangue para as demais áreas do corpo.
Para quem não sente muita cócegas, a massagem nos pés é extremamente relaxante. Use e abuse das massagens nos pés. Pressione com o polegar toda a a planta do pé, deslizando com um óleo apropriado e faça também movimentos circulares para relaxar. Aproveite e pressione as pontas dos dedos do pé para ativar os meridianos e ajudar nas diversas funções corporais de cada órgão.
É isso aí, existem diversas formas de se fazer uma automassagem, mas essas são as principais e mais simples. Se você tiver a ajuda de outra pessoa, principalmente um massagista profissional, com certeza os efeitos, como relaxamento, alívio das dores e das tensões serão maiores. Mas tente inicialmente fazer sozinho(a) e depois avance para uma terapia profissional. Com certeza sua qualidade de vida será muito melhor, sem dores, com baixo volume de ansiedade e com a vida muito mais equilibrada!
Eu faço automassagem há muito tempo. Quando bate o estresse sempre é bom, me deixa mais relaxada e produtiva. Uns 10 minutinhos de massagem já são uma benção, melhoram significativamente o dia.