Quem nunca sentiu aquele incômodo, uma visgada ou até mesmo dores recorrentes nas costas? Além de extremamente limitantes, as dores nas costas podem provocar uma série de outros males, dentre eles a má postura para compensação do desconforto gerado.
A dores lombares e nas costas podem ser provenientes de uma ampla variada quantidade de causas e fatores. Suas intensidades pode ser torturantes, impendido que seus portadores consigam realizar, até mesmo, simples tarefas rotineiras.
Além disso, quem tem dores nas costas, com regularidade, também têm uma queda de produtividade imensa nas suas atividades profissionais, prejudicando sua auto-estima e sua qualidade de vida.
Infelizmente, a identificação das causas e dos fatores que geraram as dores nas costas nem sempre é fácil. Inúmeros exames, frequentemente, são solicitados para que se possa identificar a fundamentação das dores, o que permite a elaboração de um tratamento apropriado e eficaz.
Ademais, a massagem terapêutica específica vem, ao longo dos anos, ganhando ainda mais adeptos e sua popularidade e validade estão aumentando no meio científico, favorecendo os pacientes que são orientados a seguir também uma terapia complementar intensiva.
Muitos profissionais da saúde, diante dos crescentes casos de insucessos com tratamentos tradicionais contra as dores lombares e nas costas, já encaminham, em muitos casos, diretamente o paciente para um tratamento personalizado com massagens e outras terapias correlatas, como a acupuntura.
Aqui no Rio FGC Massagem, pelo menos 50% de todos os nossos clientes relatam frequentes dores nas costas e essa quantidade e porcentual só aumenta a cada ano.
A massagem tem a capacidade e a habilidade de trazer de volta a mobilidade perdida decorrente das incessantes dores nas costas, ajudando os pacientes a terem de volta a sua motilidade perdida, melhorando a sua saúde geral, como consequência.
Mas, quais são os fatores que geram as dores nas costas?
Como já mencionadas, as dores nas costas impedem a mobilidade do paciente e tornam-se debilitantes, pois a movimentação de cada membro do corpo depende também da movimentação secundária da coluna e da espinha dorsal.
Entre os fatores mais comuns que geram os dores crônicas nas costa podem ser citados:
1- Lesões: as lesões musculares decorrentes da prática de atividades físicas e acidentes são as causas mais comuns das dores nas costas e na região lombar. As lesões podem estar inflamadas, fazendo com que a musculatura pressione os nervos (ciáticos, como exemplo), provocando fortes dores e desconfortos.
Os males provenientes da compressão de nervos devem ser minuciosamente avaliados, pois além de apresentarem um elevado nível na intensidade dores geradas, também podem corroborar para outras lesões e problemas com maior severidade.
2- Má postura: a má postura, ao andar e sentar, também está entre as principais causas das dores nas costas. Uma postura inadequada promove sérios problemas musculares, uma vez que estas estruturas tornam-se estressadas com a incorreta distribuição de carga do nosso corpo.
Uma má postura pode, por exemplo, ocasionar sérias lesões na musculatura envolvida, que sobrecarregada, poderá inflamar e aumentar as ocorrências de dores muito fortes.
3- Escolioses: problemas degenerativos na estrutura esquelética, como a escoliose, também pode desencadear dores nas costas. A lordose, por exemplo, com o acentuado arqueamento da região inferior da coluna, provoca uma irregular disposição na aplicação das cargas sobre a espinha, gerando fortes dores lombares.
4- Dores Ciáticas: trata-se das dores geradas pela compressão do nervo ciático. É uma dor irradiada que se alastra para outras partes do corpo com pernas, quadris e até mesmo na coluna.
E como a massagem pode reduzir as dores nas costas e lombares?
Quem tem dores nas costas sabe que não é muito fácil encontrar uma forma de amenizá-las e trazer mais conforto.
Mas antes de entendermos como a massagem terapêutica pode ajudar aliviar as dores nas costas, devemos saber quais são as causas reais das dores. Qual o problema identificado e o diagnóstico médico a ser enfrentado.
Sabendo a causa real das dores, um planejamento com o tratamento evolvendo massagens pode ser elaborado, dimensionando corretamente a carga aplicada nos toques, as técnicas utilizadas e o tipo de massagem envolvida.
Por exemplo, nos casos de dores decorrentes da rigidez e de espasmos musculares, uma abordagem com tratamento direcionado com massagem dos tecidos profundos pode ser a mais indicada.
Já nos problemas envolvendo ligamentos, articulações e problemas na estrutura óssea, como os mencionados acima, um novo e diferente enfoque nos procedimentos devem ser estudados e analisados.
A massagem sueca tem como técnicas inerentes aos seus tratamentos, a utilização de mecanismos e movimentos que focam o relaxamento dos músculos, acalmando e suavizando as dores, na medida em que atua sobre os receptores das dores na superfície da pele.
Em outro sentido, a massagem dos tecidos profundos atua nas camadas mais profundas da musculatura, ajudando a relaxar e restabelecer as fibras musculares e os tecidos conectivos, auxiliando as juntas e articulações, assim como os ligamentos.
O nosso conselho é procurar um massagista especializado na técnica adequada de massagem que atua na causa fundamental do problema.
O profissional deverá ser bem treinado, credenciado e apto analisar o problema, além de definir um plano de tratamento claro e objetivo, implementando todas as medidas necessárias para reduzir as dores do paciente.
Saiba que a massagem ideal poderá ajudar a todos que sofrem com dores nas costas, criando um profundo estado de relaxamento na musculatura lesionada, aumentado a sua amplitude de movimentos, trazendo mais flexibilidade e conforto, além das melhorias na circulação sanguínea da região, gerando o alívio consistente das dores ao longo do tratamento.
Quem nunca sofreu com dores nas costas?? Tenho dores lombares e pontadas nas costas que me fazem urrar de tão fortes. Massagem profissional nunca experimentei, aliás, deveria. Mas com a pouca experiência da minha esposa, quando ela faz uma massagem, principalmente na região do pescoço descendo até o meio das costas, sinto uma boa melhora e consigo trabalhar melhor.
Já tentei exercícios físicos, alongamentos e muitos analgésicos, mas as dores, volta e meia, aparecem de novo. Vou procurar um médico e, caso não consiga resolver também, tentarei uma massagem profissional. Valeu muito pelas dicas!
Já estive em muitos ortopedistas e tive uma boa melhora seguindo os tratamentos médicos. Mas o que melhora mesmo é prática regular de exercícios físicos, principalmente a musculação. Mas às vezes aparecem as dores fortes e é bom procurar um massagista experiente, que ajuda a relaxar e melhora bastante. O segredo é saber ir administrando o problema, com muitos exercícios físicos e fortalecimento da musculatura, além de massagens regulares para relaxamento e descanso. Uma hora as dores melhoram.